A partir desta quinta-feira (15), o Terminal Hidroviário de Belém (THB), localizado no bairro do Umarizal, deve registrar um aumento na movimentação de passageiros devido ao feriado da Adesão do Pará.
Segundo a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), responsável pela administração do terminal, a expectativa é de que cerca de 18 mil pessoas passem pelo local entre quinta e domingo (18), com o Marajó sendo o destino mais procurado.
Na quarta-feira (14), foram realizadas manutenções e vistorias no terminal para acomodar o aumento no fluxo de usuários. A infraestrutura foi revisada, incluindo os flutuantes, que são as rampas de acesso sobre as águas da Baía do Guajará. O presidente da CPH, Josenir Nascimento, comentou sobre os preparativos: “Realizamos a manutenção e vistoria no espaço para garantir conforto e segurança aos usuários durante o feriado.”
Os principais destinos durante o feriado devem ser os municípios marajoaras de Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari, além do porto de Camará, no arquipélago do Marajó, de acordo com o levantamento da CPH.
O THB também oferece serviços de alimentação e atendimento ao público, com apoio da Fundação Pará Paz e da Polícia Militar. Neste semestre, o terminal começou a oferecer consulta com uma assistente social, voltada especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Vanessa Cerqueira, assistente social do terminal, destacou o objetivo do serviço: “Queremos proporcionar acolhimento aos usuários, atendendo às necessidades específicas, como mães que buscam um ambiente tranquilo para amamentar, idosos e outras situações que exigem encaminhamento.” O serviço conta com a parceria do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para garantir assistência em casos de necessidade.
Dicas para quem vai viajar
A administração do THB reforça algumas orientações para que os usuários tenham viagens mais tranquilas e seguras:
- Utilizar máscara protetora e fazer uso do álcool gel quando necessário;
- Chegar uma hora antes do embarque;
- Comprar passagens de empresas regularizadas junto à Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) e guardar os bilhetes;
- Cuidar dos pertences e bagagens;
- Levar documentos para embarque (RG, CNH ou qualquer documento oficial com foto);
- No caso de viagens com crianças, levar certidão de nascimento e/ou autorização judicial;
- No caso de dúvidas, solicitar informações de funcionários da CPH identificados com crachás ou coletes do órgão.
Com informações de Notícia Marajó
Leia também:
Deixe um comentário