Na tarde deste domingo (10), mais um atentado contra um agente de segurança pública foi registrado na Região Metropolitana de Belém. O sargento Manoel Valdomiro, do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foi assassinado na passagem Bandeirantes, no bairro da Sacramenta. A Polícia Militar esteve no local para investigar as denúncias do crime, mas até o momento não há informações adicionais sobre suspeitas ou motivação.
Este é o oitavo ataque a agentes de segurança na região em menos de 15 dias, mostrando uma preocupante escalada de violência. Na primeira semana de novembro, sete agentes de segurança foram baleados na Região Metropolitana, resultando em quatro mortes e três feridos.
O levantamento é do Instituto Fogo Cruzado, que mapeia a violência armada envolvendo policiais civis, militares, federais, guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros e membros das forças armadas.
Dados alarmantes em 2024
Até o momento, 2024 já contabilizava 37 casos de agentes de segurança baleados na região, com 24 mortos e 13 feridos. A maioria das vítimas pertence à Polícia Militar, que representa aproximadamente dois terços dos casos. Também foram registrados ataques a policiais penais, guardas municipais, um policial civil, um policial da reserva e oficiais das forças armadas.
Dos agentes atacados, 21 estiveram fora de serviço, nove foram aposentados ou exonerados e apenas seis estiveram em serviço durante os ataques. Esse cenário reforça a vulnerabilidade dos agentes fora de serviço, que continuam sendo alvo de criminosos.
Cronologia dos ataques recentes
Abaixo, alguns dos incidentes registrados entre 2 e 7 de novembro:
11/07 : CB Daniel foi baleado na cabeça e teve seu carro e arma roubada.
11/06 : Cabo Souza foi assassinado enquanto lanchava na Praça Eduardo Angelim, em Belém.
11/05 : O sargento reformado Alberto de Souza da Silva foi morto dentro de um estabelecimento no Conjunto Panorama XXI.
11/05 : Os sargentos Jorge Valente e Alex Santos, do 37º BPM, foram baleados dentro de uma viatura no bairro do Guamá, mas sobreviveram.
11/03 : O militar da Aeronáutica Kevem Wallace foi morto na passagem Tucunduba I; sua namorada também ficou ferida.
11/02 : O sargento Castro foi assassinado em um bar na rua São Francisco, em Marituba.
Em atualização
Leia também:
Deixe um comentário