Após denúncia recebida pelo Estado do Pará On-line sobre o acúmulo de lixo na esquina da Travessa Quintino Bocaiúva com a Padre Eutíquio, no bairro da Cremação, a Prefeitura de Belém agiu com rapidez e enviou equipes de limpeza ao local. A área, que vinha sendo usada irregularmente como depósito de entulho, apresentava um cenário preocupante, marcado por lixo doméstico, móveis descartados e restos de material de construção, além da presença constante de pessoas em situação de rua.
Moradores da região relataram que o problema havia se agravado nas últimas semanas, tornando o ambiente sinistro, insalubre e perigoso. Além dos riscos à saúde pública — com proliferação de ratos, baratas e mosquitos —, o acúmulo de resíduos obstruía o canal da via, aumentando o risco de alagamentos durante o período chuvoso.
Em nota enviada à nossa redação, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), informou que fez uma grande operação de limpeza nesta tarde de quarta-feira, 25, no local citado.
“A operação envolve Sezel, Funpapa e Guarda Municipal. Apesar da limpeza constante que é feita no canal e margem, o volume de descarte irregular de entulho e lixo é muito grande. Após a operação de hoje a Prefeitura vai redobrar a vigilância na região para evitar as ações de descartadores e pede que a população colabore, mantendo-se vigilante e evitando o descarte inadequado.”
Com a pronta resposta da Prefeitura, o local foi limpo, conforme mostram vídeos enviados por moradores e pela própria administração municipal. No entanto, ainda resta a preocupação sobre a permanência de pessoas em situação de rua na área e a possibilidade de que o problema volte a se repetir.
Leia também:
Deixe um comentário