Debate com candidatos à Prefeitura de Belém será mediado por uma mulher pela primeira vez na história

Participarão do evento Edmilson Rodrigues (PSOL), delegado Éder Mauro (PL), Igor Normando (MDB), delegado Everaldo Eguchi (PRTB), Thiago Araújo (Republicanos) e Jefferson Lima (Podemos).

A TV Liberal promoverá, na próxima quinta-feira (3), logo após a exibição da novela Mania de Você, um debate entre seis candidatos à prefeitura de Belém. Participarão do evento Edmilson Rodrigues (PSOL), delegado Éder Mauro (PL), Igor Normando (MDB), delegado Everaldo Eguchi (PRTB), Thiago Araújo (Republicanos) e Jefferson Lima (Podemos). A mediação será conduzida pela jornalista local Priscilla Castro, marcando a primeira vez que uma profissional da região assume esse papel em debates para o cargo de prefeito.

Com o pleito municipal se aproximando, faltando menos de duas semanas, o debate visa auxiliar os eleitores a conhecerem melhor as propostas e posicionamentos dos candidatos. A dinâmica será dividida em quatro blocos: dois com perguntas de tema livre e dois com temas previamente determinados. No último bloco, os candidatos terão espaço para fazer suas considerações finais. Durante o debate, as perguntas serão formuladas de candidato para candidato, incentivando o confronto direto de ideias.

A escolha dos participantes seguiu os critérios estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme o art. 44, §§ 1º e 6º, da Resolução TSE nº 23.610/2019. A representatividade no Congresso foi o principal critério, o que garantiu a participação de cinco candidatos. Já Delegado Eguchi, que não possui representatividade no Congresso, foi incluído por ter ficado à frente na segunda pesquisa Quaest divulgada.

A TV Liberal segue as regulamentações do TSE, garantindo transparência e equidade na organização do debate. Na eleição anterior para governador, o evento foi mediado pelo jornalista Fabiano Viellela. Contudo, desta vez, a escolha da apresentadora Priscilla Castro como mediadora reforça a valorização de profissionais locais na condução de debates políticos na emissora.

Leia também: