Base Fluvial Antônio Lemos apreende mais de 370kg de drogas em operações no Marajó

A Base Fluvial Antônio Lemos, inaugurada há mais de dois anos, faz parte das estratégias da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) para coibir o tráfico de drogas nas rotas fluviais da região do Marajó

Créditos: reprodução

Agentes de segurança que atuam na Base Fluvial Integrada Antônio Lemos, localizada no rio Tajapuru, em Breves, apreenderam mais de 374 kg de entorpecentes em ações de fiscalização realizadas durante o final de semana. A maior parte da droga, 353 kg de Skank, foi encontrada na tarde deste domingo (20), escondida no baú de um caminhão transportado por uma balsa com destino a Belém. No dia anterior, sábado (19), outras 21 kg de maconha foram apreendidos em uma embarcação que também passava pela região.

A Base Fluvial Antônio Lemos, inaugurada há mais de dois anos, faz parte das estratégias da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) para coibir o tráfico de drogas nas rotas fluviais da região do Marajó. O secretário Ualame Machado destacou a importância dessas operações: “O combate ao tráfico nas rotas fluviais é crucial para reduzir a criminalidade violenta. A criação das bases fluviais e a ampliação da frota de embarcações têm gerado resultados positivos, como as apreensões deste final de semana.”

A operação de domingo foi coordenada pelo Grupamento Fluvial de Segurança Pública do Pará (GFlu), com o apoio da Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFlu), 2º Batalhão de Polícia Militar, Centro de Inteligência e Batalhão de Ação com Cães (BAC). O cão farejador “Jay-Z” auxiliou na localização dos 314 tabletes de Skank dentro do caminhão. Além da droga, os agentes apreenderam uma pistola calibre 380, um colete balístico e 12 munições. O comandante da embarcação, o capitão fluvial e o segurança foram detidos.

No sábado, os agentes realizaram outra apreensão de drogas, desta vez de 21 kg de maconha. A carga foi localizada dentro de um veículo em uma embarcação que partiu de Manaus com destino a Belém, durante vistorias de rotina na embarcação “Amazon Star”.

O diretor do Grupamento Fluvial, coronel José Vilhena, enfatizou a importância das bases fluviais para a repressão ao narcotráfico na região amazônica: “A apreensão de mais de 370 kg de drogas neste final de semana reforça a eficiência do trabalho integrado das nossas equipes e o impacto das bases fluviais no combate ao tráfico.”

Além das bases fluviais em Breves e Óbidos, o governo estadual está construindo uma nova unidade em Abaetetuba para fortalecer ainda mais o combate ao crime nas áreas ribeirinhas. O Pará também ampliou sua frota com mais de 80 lanchas equipadas com motores de alta potência, sendo seis delas blindadas, distribuídas por todo o estado para intensificar as ações de segurança na região.

informações: Agência Pará

Leia também: