Nesta sexta-feira, 11 de outubro, ocorre a cerimônia de transmissão de cargo da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) para o professor Gilmar Pereira da Silva, que estará à frente da instituição no próximo quadriênio (2024-2028). O evento, realizado no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no Campus Básico da UFPA, é aberto ao público até o limite de lotação do local.
Gilmar Pereira da Silva sucede o atual reitor, Emmanuel Zagury Tourinho, com quem compartilhou a gestão nos últimos oito anos, atuando como vice-reitor. A cerimônia marca também a nomeação da nova vice-reitora, professora Loiane Verbicaro, e dos demais membros da nova equipe de gestão.
Professor titular da UFPA, Gilmar tem uma carreira marcada pela defesa do caráter multicampi da universidade. Além do campus em Belém, a UFPA conta com unidades em diversos municípios paraenses, como Abaetetuba, Altamira, Bragança e Tucuruí, ampliando o alcance das ações de ensino, pesquisa e extensão em mais de 80 municípios.
Com ampla experiência na gestão universitária, Gilmar já coordenou o Campus de Cametá e atuou em diversos programas de pós-graduação voltados à educação. Como 14º reitor da UFPA, ele espera fortalecer a política multicampi, ampliar as oportunidades de ensino, pesquisa e extensão, e investir em infraestrutura e metodologias inovadoras. “Nossas regiões são complexas, portanto, a Universidade Multicampi representa um trabalho ousado”, afirmou em evento recente.
A nova gestão iniciará oficialmente na terça-feira, 15 de outubro, marcando uma nova fase para a instituição, que é uma das maiores e mais importantes da região amazônica.
Leia também:
Deixe um comentário