Vídeo: jovem revela detalhes da lenda da serpente gigante adormecida sob Belém

Para fortalecer o controle sobre uma criatura, foi erguida no local uma estátua de Nossa Senhora Aparecida, considerada uma guardiã que impede uma cobra de despertar

Créditos: reprodução

A criadora de conteúdo Victoria Hale conquistou as redes sociais com um vídeo que já ultrapassou nove milhões de visualizações. Nele, Victoria explica a famosa lenda da serpente gigante que, segundo relatos, está enterrada sob a cidade de Belém, no Pará, representando uma ameaça que pode um dia destruir a capital paraense.

Segundo a história compartilhada no vídeo, a lenda começou antes mesmo da chegada dos missionários  na região. À época, os indígenas alertavam sobre uma enorme serpente que habitava as matas e que provocava medo em todos. Após a chegada dos colonizadores, a serpente teria sido esmagada e enterrada sob a Catedral da Sé, onde sua cabeça está localizada. Para fortalecer o controle sobre uma criatura, foi erguida no local uma estátua de Nossa Senhora Aparecida, considerada uma guardiã que impede uma cobra de despertar.

Mas a serpente é descrita como imensa. Sua cauda, ​​inicialmente soterrada na Basílica de Nazaré, teria mudado de direção com o desenvolvimento urbano, permanecendo atualmente sob a Igreja de Santo Antônio. Conforme a lenda, a serpente não está morta, apenas adorada, e movimentos esporádicos dela seriam responsáveis ​​pelos tremores já sentidos na cidade. A maior parte deles ocorreu em 1970, causando pânico e reforçando a crença de que a serpente poderia estar tentando despertar.

Victoria também destacou o caráter apocalíptico da lenda. “Dizem que, quando ela acordar, a cidade inteira será destruída e ninguém escapará da fome gigante dela”, explicou no vídeo.

Leia também: