Viaduto na avenida Mário Covas terá interdições para nova etapa de obras em Ananindeua

O cronograma de entrega do projeto prevê a conclusão para o segundo semestre de 2025

Créditos: Agência Pará

Nesta terça-feira (29), equipes do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) iniciam uma intervenção que exigirá a interdição parcial da avenida Mário Covas, entre a avenida Independência e a Passagem Santa Paz. O cronograma de entrega do projeto prevê a conclusão para o segundo semestre de 2025.

A interdição será necessária devido ao intenso processo de escavação e à movimentação de grandes máquinas para a construção do muro de contenção e da estrutura de base do viaduto. O engenheiro Ricardo Monteiro, responsável pelo acompanhamento da obra, explica que o bloqueio temporário se dá por questões de segurança. “As escavações são profundas e exigem um cuidado especial. O tráfego de veículos de passeio e ônibus deve ser redirecionado para rotas alternativas”, afirma Monteiro.

Desvios e alternativas de trânsito

Com a interdição temporária, a circulação de veículos de passeio e transporte público será redirecionada para rotas alternativas. Motoristas poderão optar pelas avenidas Brasil, Rua São Pedro, Jiboia Branca, Rua São Luiz e Hélio Gueiros para acessar regiões adjacentes. O trecho interditado está previsto para permanecer fechado por aproximadamente 90 dias. Além disso, caminhos seguros serão oferecidos para a travessia de pedestres e ciclistas, uma medida que visa garantir a segurança durante o período de obras.

A diretora-geral do NGTM, engenheira Leila Martins, ressalta a importância da obra para a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém. “O viaduto é uma peça central no conjunto de investimentos para garantir fluidez no tráfego e eliminar semáforos no cruzamento das avenidas Mário Covas e Independência. Estamos atentos para reduzir os transtornos ao máximo e garantir a segurança de todos”, disse Martins.

Viadutos em construção

Com 350 metros de extensão, o viaduto terá mão dupla e promete facilitar o tráfego ao longo da Mário Covas, sobrepondo-se à avenida Independência e proporcionando um fluxo ininterrupto. Além desta estrutura, o governo estadual está em fase de construção de outros quatro viadutos com o mesmo objetivo de aprimorar a circulação na capital e entorno. Os outros projetos estão sendo desenvolvidos nas seguintes interseções:

Avenida Mário Covas com a avenida Três Corações;

BR-316 com a Alça Viária;

BR-316 com a avenida

Leia também: