A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçou sua atuação no combate aos crimes ambientais na Amazônia Legal com a entrega de 72 novas viaturas, adquiridas por meio de um investimento de R$ 23,4 milhões do Plano Amazônia – Segurança e Soberania (AMAS). O Pará foi contemplado com 12 veículos, que serão utilizados prioritariamente em operações contra o garimpo e a extração ilegal de madeira.
Distribuídas conforme as necessidades operacionais de cada estado, as novas viaturas contam com tração nas quatro rodas e capacidade para o transporte de equipamentos, facilitando o acesso a áreas remotas. O Mato Grosso recebeu 15 veículos, seguido pelo Maranhão (13), Rondônia (10), Tocantins (6), e quatro unidades foram destinadas a Acre, Amazonas, Amapá e Roraima. O reforço se soma a recursos já utilizados pela PRF, como efetivo, viaturas e aeronaves próprias.
Coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Plano AMAS foi lançado em 2023 e articula ações da PRF, PF, Ibama, ICMBio e da Força Nacional. O objetivo é reprimir atividades ilegais como o transporte de minério e madeira extraídos irregularmente, além da desintrusão de Terras Indígenas. De julho de 2023 a fevereiro de 2025, o plano resultou na apreensão de mais de 5 toneladas de minério e quase 58 mil metros cúbicos de madeira.
Duas novas unidades operacionais da PRF foram construídas em Rorainópolis (RR) e Laranjal do Jari (AP), com investimento de R$ 7 milhões, para aproximar as equipes dos locais de fiscalização. A próxima etapa do plano envolve o uso de drones, ampliando a cobertura territorial e a coleta de dados para orientar ações mais eficazes contra crimes ambientais na região amazônica.
Leia também:
Deixe um comentário