A Secretária Executiva de Direitos Humanos da Prefeitura de Belém, Larissa Martins, utilizou as redes sociais para denunciar a empresa Ciclus, responsável pela limpeza das ruas da capital paraense. Em um vídeo, Larissa relata que a empresa estaria limpando os pontos de ônibus e, ao mesmo tempo, jogando água nas pessoas em situação de rua que dormiam nos bancos dessas paradas.
“Informei o prefeito Igor Normando sobre a denúncia, que prontamente tomou providências. Vamos notificar a empresa para que preste esclarecimentos sobre esse ato inaceitável. Estamos fortalecendo as políticas voltadas para pessoas em situação de rua na nossa cidade, com a criação de programas específicos de atendimento e a construção de um novo Centro Pop, que vai na contramão dessa conduta”, afirmou Larissa Martins.
Nos comentários da publicação, o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), também se manifestou, garantindo que a prefeitura irá investigar o caso com rigor e tomar as medidas necessárias para que situações como essa não se repitam.
“Vamos apurar o caso com rigor, notificar a empresa e garantir que isso nunca mais aconteça. Nossa gestão não compactua com esse tipo de conduta. Quem presta serviço para Belém precisa entender que aqui o trabalho é feito com respeito!”, declarou o prefeito.
Em nota, a Ciclus Amazônia informou que um veículo estacionado impediu a visibilidade da equipe durante a lavagem de um ponto de ônibus, o que impossibilitou a identificação de uma pessoa em situação de rua no local. A empresa afirma que o serviço foi interrompido assim que a presença foi percebida, lamenta o ocorrido e garante que não houve intenção de molhar a pessoa. Destacou ainda que realiza cerca de 600 lavagens semanais e orienta suas equipes a não atuar quando há pessoas em situação de rua dormindo no local, reafirmando seu compromisso com os direitos humanos e com a prestação de um serviço responsável em Belém.
Leia também:
Deixe um comentário