O governo do Pará informou que a ponte sobre o rio Guamá, que conecta Capitão Poço a Santa Luzia do Pará pela rodovia PA-253, está em condições seguras e não apresenta comprometimento estrutural. A declaração foi dada após a viralização de um vídeo que mostra o concreto de um dos pilares da ponte esfarelando ao ser tocado com uma faca.
O governo do Pará informou que a ponte sobre o rio Guamá, que conecta Capitão Poço a Santa Luzia, está em condições seguras. A declaração foi dada após a viralização de um vídeo que mostra o concreto de um dos pilares da ponte esfarelando ao ser tocado com uma f4ca. pic.twitter.com/lFrivQn48r
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) December 31, 2024
A obra, inaugurada em 2023, teve custo de R$ 8,8 milhões e foi realizada pela empresa Jepengue Engenharia. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), o vídeo, registrado no ano da inauguração, mostrou uma manipulação “pontual” na concretagem de um dos pilares. De acordo com o órgão, a estrutura já recebeu os reforços necessários, embora não tenham sido especificados os custos ou os dados da obra.
Em nota, a Seinfra destacou que a integridade da ponte nunca foi comprometida e que o local é submetido a manutenções preventivas programadas. “A estrutura da ponte localizada na rodovia PA-253, no trecho que liga Capitão Poço à cidade de Santa Luzia do Pará, não está comprometida. O que foi registrado no vídeo divulgado na época trata-se da capa de concreto de um dos pilares , onde houve uma desagregação pontual no processo de concretagem, e que os pilares já receberam reforço estrutural necessário”, afirmou.
Após a repercussão do vídeo, especialmente no meio às discussões sobre a segurança de infraestruturas no Brasil após a queda da ponte Juscelino Kubitschek, entre o Tocantins e o Maranhão, o secretário de Infraestrutura e Logística do Pará, Adler Silveira, publicou um novo vídeo em suas redes sociais. Na publicação, feita nesta segunda-feira (30), o secretário demonstrou o estado atual da ponte e afirmou que trazia a “verdade” sobre a situação da estrutura.
A polêmica em torno do vídeo reacendeu os debates sobre a qualidade das obras públicas e o rigor na fiscalização de grandes projetos de infraestrutura.
Com informações de PODER360
Leia também:
Deixe um comentário