Ponte destruída tenta impedir retirada de gado em operação em terra indígena, em Redenção

A ação integra os esforços para cumprir a decisão judicial e remover ocupações ilegais dentro da Terra Indígena Apyterewa.

Uma nova operação para retirada de gado da Terra Indígena Apyterewa foi realizada neste domingo (22) pela Polícia Federal, Ibama, Funai, Força Nacional e Adepará, em Redenção (PA). O gado estava sendo criado ilegalmente no território e a remoção foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709.

Essa é a terceira operação de retirada de animais da área desde o início da desintrusão, em outubro de 2023, e a segunda em menos de uma semana. Na ação deste domingo, foram retirados 27 bois, 40 vacas, 26 bezerros e 42 equídeos.

Durante a operação, houve uma nova tentativa de bloquear o acesso à terra indígena, com a destruição de uma ponte de madeira. Os pranchões da ponte foram serrados na noite anterior, atrasando a retirada, mas sem impedir a operação. Servidores dos órgãos envolvidos conseguiram consertar a ponte, permitindo a passagem dos caminhões que transportavam os animais.

Em julho, na primeira ação de retirada, duas outras pontes de madeira também foram danificadas. A Polícia Federal já investiga os responsáveis por esses atos de sabotagem.

A ação integra os esforços para cumprir a decisão judicial e remover ocupações ilegais dentro da Terra Indígena Apyterewa.

Leia também: