Polícia Civil e Militar realizam operação conjunta e capturam líder de facção criminosa em Belém

Aleff Mindelo Marques, conhecido como "Tolo Rex", é recapturado após investigações do Núcleo de Inteligência Policial e trabalho da Polícia Militar e Polícia Civil.

Foto: Divulgação PM

Na tarde desta segunda-feira (12), a Polícia Militar do Pará, por meio do 10º BPM, e a Polícia Civil, com apoio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), realizaram a recaptura de Aleff Mindelo Marques, vulgo “Tolo Rex”, em Belém. A ação foi parte do combate contínuo às facções criminosas que atuam na região.

Aleff, que também é conhecido como “Torre do Tenoné”, “Conjunto Fé em Deus” e “Conjunto Maguari”, estava com um mandado de prisão e recaptura em aberto, após a morte de um de seus comparsas, identificado como “Marquinho” ou “Flamengo”, que foi morto na semana passada durante o cumprimento de um mandado de prisão em Augusto Corrêa, no Pará. O criminoso, além de ser responsável por extorsões a comerciantes, empresários e mototaxistas nos bairros Maguari, Tenoné e Coqueiro, também estava planejando ataques a policiais.

Segundo a Polícia Civil e a PM, Aleff Mindelo Marques foi o responsável por disparar fogos de artifício no Tenoné, na semana passada, em homenagem à morte de “Marquinho”, como parte das provocações contra o aparato de segurança pública. Sua prisão é vista como uma importante vitória no combate ao crime organizado, uma vez que ele é um dos líderes de uma facção criminosa que vem coagindo a população local com suas ações.

A operação de hoje faz parte das ações de combate às facções criminosas denominadas “Castelo de Cartas” e “Rastreio”, que têm o objetivo de capturar e levar à justiça membros de grupos criminosos que impõem o medo e a violência à população. A ação foi coordenada entre as forças de segurança e visa garantir a tranquilidade da sociedade, enfrentando as tentativas de imposição de regras ilícitas por grupos marginais.

Leia também: