Em entrevista ao PoderCast , o ministro do Turismo, Celso Sabino, abordou estratégias e iniciativas para o turismo no Pará e no Brasil. Sabino destacou que a COP30 , que será realizada em Belém, será a “melhor já realizada no mundo”, reforçando a importância das obras de infraestrutura e melhorias urbanas que deixarão um legado para a capital paraense.
Entre as medidas mencionadas está a suspensão temporária das aulas durante o evento, que gerou controvérsias. “Essas medidas são comuns em grandes eventos internacionais e visam mitigar problemas de mobilidade urbana”, explicou o ministro, comparando o trânsito de Belém com outras capitais brasileiras.
Infraestrutura para a COP30
Sabino detalhou projetos em andamento, como a reforma do Aeroporto Internacional de Belém e o aumento da capacidade hoteleira, necessários para atender os mais de 60 mil visitantes esperados, entre jornalistas, ambientalistas e chefes de estado. Ele enfatizou que as obras de saneamento, as melhorias no Mercado do Ver-o-Peso e a revitalização da Doca de Souza Franco estão em ritmo acelerado, em uma parceria entre o governo federal e o governo do estado.
Lançamento da Escola Nacional de Turismo
Outro destaque foi a inauguração da primeira Escola Nacional do Turismo, parcerias do Ministério do Turismo e do Instituto Federal do Pará. O objetivo é qualificar profissionais da área para fortalecer o setor como uma potência econômica. Logo no início serão ofertadas 4.700 vagas em diversos cursos técnicos de qualificação.
O ministro também falou sobre o programa “Conheça o Brasil” , que ampliou o número de assentos aéreos e criou iniciativas como o “Stop Over”, incentivando os turistas a conhecerem mais destinos nacionais durante as suas viagens. Ele afirmou que o turismo interno tem recordes batidos, com brasileiros preferindo destinos nacionais em relação ao exterior.
Acompanhe a entrevista completa na TVC Belém, canal 9.1, e nas redes sociais do Estado do Pará Online, o terceiro portal mais acessado pelos paraenses. O PODERCAST vai ao ar em todas as telas, logo mais às 18h:55m desta terça-feira (03). Não perca!
Assista:
Leia também:
Deixe um comentário