Pará terá 22 cidades contempladas com novos canais de TV digital

Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a ação é uma política pública que fortalece a democracia ao oferecer conteúdo informativo, cultural e de entretenimento.

O Governo Federal anunciou que 22 municípios do Pará estão entre os 321 contemplados em todo o Brasil para receber canais de TV digital, como parte do programa Brasil Digital. A iniciativa, coordenada pelo Ministério das Comunicações, busca ampliar o acesso à informação e à diversidade cultural e legislativa por meio da transmissão de sinais da TV Brasil e redes legislativas, incluindo TV Câmara, TV Senado e, eventualmente, emissoras locais.

O programa tem como objetivo atender, especialmente, populações com acesso limitado a emissoras de TV. Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a ação é uma política pública que fortalece a democracia ao oferecer conteúdo informativo, cultural e de entretenimento.

Além das cidades paraenses, o Brasil Digital contempla municípios de outros 25 estados e do Distrito Federal. No total, serão investidos R$ 250 milhões nos próximos três anos , com recursos do Novo PAC e do processo de digitalização da televisão brasileira.

A implementação das novas estações abrangerá a carga de empresas especializadas, com suporte de instituições públicas e entidades locais que disponibilizarão a necessidade de infraestrutura. Universidades públicas e institutos federais são algumas das organizações habilitadas para esta parceria.

No Pará, a instalação das estações promete fortalecer ainda mais a presença da Rede Nacional de Comunicação Pública, especialmente em áreas de difícil acesso ou com infraestrutura precária.

A expectativa é que a iniciativa impulsione o alcance das emissoras públicas em todo o país, dobrando o número de emissoras de TV e triplicando o de rádios públicas FM.

Leia também: