O Ministério do Turismo (MTur) e o Governo do Pará formalizaram, nesta sexta-feira (20), um convênio que amplia as ações de qualificação profissional no setor turístico em preparação para a COP 30, que será realizada em Belém. O acordo, firmado pela secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, e o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, destina R$ 1 milhão ao programa “Capacita COP 30”, com a oferta de cursos específicos para profissionalização do mercado turístico local.
O programa prevê 15 turmas em capacitações como “Protocolo e Cerimonial” e “Agente Comunitário para o Turismo”, além de treinamentos específicos ao setor de bares e restaurantes. Serão 450 vagas disponibilizadas até o primeiro semestre de 2025 , atendendo às demandas de um evento de grande porte como a COP 30 e consolidando um legado para o turismo na região.
Inaugurada no dia 29 de novembro, a Escola Nacional de Turismo, localizada no Instituto Federal do Pará (IFPA), oferece 4,7 mil vagas em cursos presenciais e online para Belém, Santarém, Vigia, Bragança e outros municípios. As qualificações incluem áreas como “Gestão de Negócios para o Turismo”, “Educação Ambiental e Sustentabilidade” e idiomas como inglês e espanhol.
Além de Belém, o Rio de Janeiro será a próxima cidade a receber uma unidade da Escola Nacional de Turismo, expandindo o alcance das ações de qualificação profissional no país.
Leia também:
Deixe um comentário