Pará encerra 2024 com o melhor ano em redução da criminalidade violenta letal

O levantamento apresentado nesta quarta-feira, 1° de janeiro, pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, aponta que de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2024, o Pará registrou 1.890 crimes violentos letais intencionais (CVLI)

Créditos: Alex Ribeiro

O Pará inicia o ano de 2025 com uma grande conquista na Segurança Pública, registrando em 2024 o menor índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que reúne homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, nos últimos dez anos e com o melhor mês de dezembro da série histórica. Conforme os dados divulgados a partir do monitoramento da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a redução do CVLI alcançou 53,34% se comparado ao ano de 2018. 

O levantamento apresentado nesta quarta-feira, 1° de janeiro, pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, aponta que de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2024, o Pará registrou 1.890 crimes violentos letais intencionais (CVLI). Segundo a análise, que verifica os dados em relação a anos anteriores, este é o melhor ano da segurança pública no Estado desde 2010, com registros abaixo de 2 mil casos de CVLI.

A marca histórica reforça seus anos contínuos de redução da criminalidade, como destaca o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. “É com imensa satisfação que apresentamos os resultados de 2024: o melhor ano em segurança pública desde 2010. Com uma redução de 53,34% no CVLI em comparação com o ano de 2018, fechamos o ano com a marca histórica de mais de 2.000 vidas preservadas se comparamos o ano de 2024 com 2018 ano anterior a atual gestão, e ainda, se fizermos um balanço geral dos últimos seis anos, a preservação de vidas ultrapassa 10 mil.

Portanto, conseguimos avaliar que superamos os desafios e alcançamos um feito extraordinário, consolidando 2024 como o ano de maior sucesso na luta pela segurança da nossa população. Este resultado demonstra o compromisso e a dedicação de toda a equipe em prol de um futuro mais seguro para todos. Porém, já iniciamos 2025 sabendo que podemos e precisamos fazer muito mais, a fim de garantir, cada vez mais, a segurança dos paraenses.”

Em comparação com o 2018, que computou 4.051 CVLI’S, 2024 atingiu uma redução de  53,34%, representando 2.161 vidas preservadas. Ao compararmos com 2023, que registrou 2.140 crimes violentos, a redução é de 11,68%.

O excelente resultado alcançado em 2024 é fruto da integração das forças de segurança, do emprego de inteligência e tecnologias e de inúmeros investimentos do Governo do Pará ao longo do ano. Em 2024, mais de R$ 90 milhões foram direcionados para aquisições, reformas, construção de unidades e aparelhamento das forças de segurança para melhor atuação e prestação de serviço aos paraenses.

“Em 2024 os recursos foram fundamentais para a aquisição de equipamentos modernos que fortalecem nossas operações e garantem a segurança da população. Estivemos comprometidos com a construção de novos prédios, entrega de mais uma base fluvial, realizamos cursos de capacitação, investimos na entrega de lanchas e viaturas blindadas, além das reformas prediais que garantem a infraestrutura necessária para o nosso trabalho. Foram ações que refletem nosso compromisso em fortalecer a segurança pública e proporcionar um ambiente mais seguro para todos. Reafirmamos que continuaremos a trabalhar incansavelmente em prol da segurança de todos”, disse o titular da Segup.

Fonte: Agência Pará