Igor Normando anuncia plano com mutirões e monitoramento por câmeras para combater alagamentos em Belém

O prefeito eleito Igor Normando (MDB) anunciou seu plano de combate aos alagamentos em Belém durante visita ao Canal do Galo, confira o que foi anunciado:

Foto: Vitor Hugo Ribeiro Epol

Nesta terça-feira (3), o prefeito eleito de Belém, Igor Normando (MDB), realizou vistorias em pontos críticos de alagamento na cidade e apresentou o plano de contenção que será implementado durante sua gestão. A visita foi realizada nos arredores do Canal do Galo, no bairro da Pedreira, uma das áreas mais afetadas pelas enchentes, onde Igor detalhou as medidas a curto, médio e longo prazo para enfrentar o problema.

O prefeito eleito destacou os desafios que sua administração enfrentará ao assumir a gestão no período chuvoso. “Infelizmente, qualquer chuvinha acaba trazendo um transtorno gigante à população, principalmente por conta dos alagamentos. Muitos canais não têm recebido a devida limpeza, alguns há quase três anos”, afirmou.

Medidas emergenciais

Igor Normando anunciou um mutirão emergencial de 100 dias, a partir de janeiro, para limpar canais, bueiros e locais de escoamento de água. “Sabemos que não é possível resolver todos os problemas da noite para o dia, mas o mutirão vai diminuir os transtornos causados pelas chuvas e iniciar a normalização da limpeza urbana”, explicou.

Soluções de longo prazo

Para uma solução mais estruturada, o prefeito eleito pretende implementar medidas como:

  • Parcerias para projetos de macrodrenagem: Dar continuidade aos projetos realizados pelo governo estadual, com apoio da prefeitura.
  • Monitoramento dos pontos críticos: Instalação de câmeras em 40 áreas suscetíveis a alagamentos, permitindo resposta rápida com o aumento das equipes de limpeza.
  • Construção de piscinões: Reservatórios para armazenar água e reduzir o impacto das enchentes.

A longo prazo é poder dar continuidade aos projetos de macrodrenagem realizados pelo governo do Pará que agora a prefeitura vai entrar como parceiro,  e a médio prazo a gente vai fazer a instalação de câmeras nos 40 pontos de alagamentos críticos na cidade para que quando comece acontecer esses alagamentos a gente possa duplicar e triplicar as equipes de limpezas nessas localidades, além dos piscinões que são grandes reservatórios de água para conter os alagamentos

Igor Normando

Programa de zeladoria urbana

Na primeira semana de governo, o prefeito eleito prometeu lançar um programa em comemoração ao aniversário de Belém, focado na manutenção urbana e limpeza da cidade. Ele destacou que a falta de zeladoria urbana é um dos maiores problemas de Belém e que esta será uma prioridade de sua gestão.

Leia também: