Funai diz que aguarda Governo do Pará autorizar envio da Força Nacional para comunidade indígena em Tailândia

A região vive um clima de tensão devido a disputas territoriais com a Agropalma, empresa que explora óleo de palma na área.

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) informou que aguarda desde o início deste ano a autorização do governo do Pará para enviar a Força Nacional, por meio do Ministério da Segurança Pública, a pedido do Ministério dos Povos Indígenas, para apoiar a segurança da comunidade indígena Turiwara, localizada no nordeste do estado. A região vive um clima de tensão devido a disputas territoriais com a Agropalma, empresa que explora óleo de palma na área.

O conflito se intensificou após uma operação de reintegração de posse conduzida pela Polícia Militar, no dia 5 de novembro, na fazenda Roda de Fogo, em Tailândia. A ação, que visava desocupar a área, resultou na prisão de oito pessoas, que passaram por audiência de custódia. A operação foi autorizada pela Justiça do Estado, mas gerou cenas de confronto e preocupações sobre o tratamento das comunidades tradicionais, cujas questões devem ser resolvidas pela Justiça Federal, como argumentam a Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público Federal, que tentam federalizar o caso.

A Funai ressaltou que o pedido de reforço de segurança foi feito após um episódio ocorrido em janeiro, quando um indígena foi morto e outro gravemente ferido durante um confronto com seguranças da empresa Agropalma. A Polícia Federal está conduzindo um inquérito para investigar a situação. Até o momento, a situação permanece tensa, com a comunidade indígena aguardando medidas eficazes para garantir sua proteção e direitos territoriais.

Leia também: