Fraude em medidor de energia: restaurante em Icoaraci é investigado pela Polícia

Segundo as investigações, o local já havia sido autuado há cerca de um ano pelo mesmo tipo de fraude.

Foto divulgação

Na manhã desta quinta-feira (8), uma operação especial de combate ao furto de energia elétrica, conduzida pela Polícia Civil e pela Polícia Científica, resultou na autuação de um restaurante no bairro do Cruzeiro, em Icoaraci. O estabelecimento foi flagrado com um dispositivo remoto que manipulava o medidor de energia, interrompendo o registro do consumo.

O responsável pelo restaurante foi levado à delegacia para prestar depoimento. Segundo as investigações, o local já havia sido autuado há cerca de um ano pelo mesmo tipo de fraude. Desta vez, foi identificado um dispositivo instalado no medidor que permitia a interrupção do registro do consumo de energia.

A fraude detectada representa um desvio de aproximadamente 2.400 kW/h por mês, o que equivale ao consumo de 16 residências. Estima-se que cerca de 33% da energia consumida pelo restaurante não estava sendo registrada.

Como Denunciar Furto de Energia

Furtar energia é um crime punível com até 8 anos de prisão. Além dos riscos à segurança pública, a prática pode causar falhas e interrupções no fornecimento de energia.

A população pode denunciar casos de furto de energia pelo Disque Denúncia da Polícia Civil, no número 181, ou diretamente para a Equatorial Pará pelo telefone 0800 091 0196, através do site www.equatorialenergia.com.br ou nas agências de atendimento.

Leia também: