Neste domingo (3), os estudantes do Pará tiveram o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, e uma das 90 questões foi o Círio de Nazaré. A questão da prova abordou a famosa festividade, que ocorre anualmente em Belém no segundo domingo de outubro, e que atrai milhares de devotos de Nossa Senhora de Nazaré.
A pergunta, na questão 55, explorou a origem e a evolução do Círio, que remonta ao século XV em Portugal e se estabeleceu em Belém a partir de 1790, com a autorização da Igreja Católica para a celebração. Desde a sua primeira procissão em 1793, a festa tem se consolidado como um evento de fé e cultura, reunindo um extenso mosaico de elementos que a caracterizam e a tornam um marco na vida religiosa e social da região.
O Enem 2024 registrou um total de 247.752 candidatos no Pará, um aumento de 8,1% em relação ao ano anterior, quando 229.180 participantes se inscreveram para o exame. Dentre os inscritos, a maior parte é composta por jovens de até 16 anos, totalizando 74.367 candidatos, enquanto as mulheres representam 61,31% do total de participantes.
Na prova deste domingo, os candidatos tiveram cinco horas e meia para responder a 90 questões objetivas nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens, além de elaborar uma redação. O tema da redação, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, também se alinha com a diversidade cultural que permeia o exame deste ano.
Além disso, as questões desta edição do Enem incluiram referências a músicas e obras que abordam a temática racial, como a canção dos Racionais e a série “Game of Thrones”.
Leia também:
Deixe um comentário