Os bastidores políticos no Pará seguem muito agitados. Hoje iremos falar do atual cenário da cidade de Alenquer, que teve, na última sexta-feira (19), um grande ato de filiação massiva ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O grande objetivo do partido, expressado publicamente pelo governador Helder Barbalho, é eleger o ousado número de 100 prefeitos pelo estado.
Realizado na sede do Aningal Atlético Clube, o ato político contou com a presença de grandes autoridades emedebistas, como os deputado federais José Priante (MDB) e Elcione Barbalho (MDB), do deputado estadual Eraldo Pimenta (MDB), além do prefeito da cidade, Tom Silva (MDB).
ROMPIMENTO
Tom Silva, escolhido em 2020 por Dr. Farias, que não pôde concorrer ao pleito por uma série de problemas com a justiça, agora busca um vice-prefeito para concorrer nas eleições. Ele e Farias, como não raramente ocorre na política, romperam e agora são opositores.
QUEM SERÁ O VICE?
Especula-se nos bastidores, que o prefeito poderá convidar alguém que não esteja exercendo mandato eletivo, como ocorreu nas eleições de 2020, quando optou pelo comunicador Ley Ferreira (MDB).
Entre os nomes, aparecem o advogado Márcio Arrais (PT), o atual secretário municipal de Administração Roberto Nascimento (sem partido) o professor e ex-secretário municipal de Cultura, Wildson Queiroz (sem partido), e a professora Maria Joana (sem partido). Mas a briga teve ficar mesmo entre João Piloto (MDB), Francisco Vidal (MDB) e a professora Maria Joana, atual secretária municipal de educação na prefeitura de Alenquer.
Vale destacar que, no mesmo evento citado acima, houve a filiação ao partido dos Barbalhos, de Piloto, ex-prefeito e nome tradicional da política de Alenquer, além de opositor histórico ao grupo político de Tom.
CENÁRIO DE 2024
O atual prefeito Tom Silva, candidato à reeleição, lidera as pesquisas de intenção de voto para prefeito em Alenquer. Segundo o mais recente levantamento realizado pela Destak em dezembro do ano passado, o mandatário ximango está à frente em todos os cenários simulados. Na pesquisa estimulada, por exemplo, Tom alcançou 36%, o que representa o dobro do segundo colocado, Mauro Bastos (PSC), que obteve 13%, e Dr. Farias (PR), com 14%, estando ambos em empate técnico.
Em 2022, Alenquer contava com 40.975 eleitores aptos a votar, divididos igualmente entre homens e mulheres. Desse total, quase 81% compareceram às urnas para exercer o seu direito de voto.
Leia também:
Deixe um comentário