Artista de Santarém explora encantamentos da Amazônia em exposição inédita

Com vivências e pesquisas profundas na região, Anderson transforma a riqueza cultural e natural da Amazônia em uma explosão de cores e sentidos, promovendo um diálogo entre tradição e arte contemporânea.

Foto: Divulgação

O Centro Cultural João Fona, em Santarém, será palco da exposição “Se Encantou”, do artista plástico Anderson Pereira, entre os dias 2 e 13 de dezembro de 2024. A mostra reúne obras inspiradas nos seres encantados da Amazônia, destacando as conexões entre saberes tradicionais, caboclos e afro-religiosos.

Anderson Pereira, antropólogo e doutorando em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ, explica que suas obras são frutos de viagens e reflexões sobre o que é ser e sentir a Amazônia. “Se encantar é compreender que o tempo é um ser e buscar o equilíbrio com a natureza”, afirma o artista, que vê a encantaria como um processo de humanização. A peça central da exposição, que leva o nome “Se Encantou”, representa a descoberta de novos mundos sem dor ou ódio, revelando a profundidade de sua conexão com o universo amazônico.

Além de apresentar a riqueza estética e simbólica de sua arte, Anderson busca promover encontros entre povos tradicionais, estudantes, pesquisadores e artistas, reforçando as particularidades de se fazer cultura na Amazônia. Suas técnicas, que ele denomina “encantamento”, refletem as irradiações dos seres encantados e aproximam o público da realidade amazônica, marcada por cores vibrantes e significados profundos. A exposição promete ser um convite ao público para vivenciar o encantamento da Amazônia em todas as suas nuances.

Com informações de: O Impacto Santarem

Leia também: