Arraial de Todos os Santos: tradição junina anima Belém de maio a junho

Festejos incluem teatro, danças típicas, cortejos folclóricos e concurso de quadrilhas em vários pontos de Belém

Marcelo Lelis / Agência Pará

A tradição junina vai tomar conta de Belém a partir do dia 31 de maio com o início do Arraial de Todos os Santos 2025. A programação se estende até 29 de junho e reúne uma série de manifestações culturais em diversos espaços da cidade, incluindo música, dança, teatro popular e o aguardado Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas.

Entre os destaques está a Revoada dos Pássaros Juninos, marcada para o sábado de abertura (31), às 17h. O cortejo sai da Casa das Artes, no bairro de Nazaré, reunindo personagens que representam aves simbólicas em apresentações teatrais com música, crítica social e elementos de humor, uma tradição popular do folclore paraense que ganha novo fôlego durante o período junino.

Outro momento especial será o Auto Junino “As Cores de São João“, apresentado no Curro Velho nos dias 6, 7 e 8 de junho. O espetáculo é resultado de oficinas de formação artística e reúne mais de 200 participantes de diferentes idades, incluindo uma turma de dança inclusiva, novidade deste ano.

Com atividades que celebram a diversidade cultural e a memória das festas de São João, o Arraial de Todos os Santos se firma como um dos eventos mais importantes do calendário cultural do Pará.

Serviço:

 Revoada dos Pássaros Juninos

Data: 31 de maio
Hora: concentração às 16h, início às 17h.
Endereço: Casa das Artes, localizado na Rua Arcebispo D. Alberto Gaudêncio Ramos, 236, ao lado do Santuário Basílica de Nazaré.

Auto Junino: Espetáculo “As Cores de São João”.

Data: 6, 7 e 8 de junho.
Hora: 19h30
Endereço: Fundação Curro Velho, localizado na Rua Professor Nelson Ribeiro, 287 – bairro do Telégrafo.

XXI Concurso Estadual de Quadrilha Junina.

Data: 13 a 29 de junho.
Hora: a partir das 17h.
Endereço: Sede da FCP, localizado na Av. Gentil Bittencourt, 650, bairro Nazaré.

Leia Mais: