A Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Homicídios de Marabá e com apoio da CORE Carajás, deflagrou nesta segunda-feira (14) a “Operação Falso Anjo”, que resultou no cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra dois investigados por homicídio qualificado, no sudeste do estado.
Os alvos da operação são Miguel Arcanjo Borges Guimarães, conhecido como “RL”, e Ronarth Rodrigues de Sousa, o “2R”, apontados como integrantes de uma organização criminosa com atuação em Marabá e região. Ambos são acusados de envolvimento na execução de Diego dos Anjos Xavier, morto a tiros em janeiro de 2025. O crime teria sido motivado por disputas territoriais entre facções rivais, já que a vítima estaria circulando em área controlada por outro grupo, sem autorização.
As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Marabá, dentro do processo nº 0805404-74.2025.8.14.0028, após investigação conduzida pela Delegacia Especializada.

Segundo a Polícia, Ronarth, também conhecido como “R2”, já se encontrava preso por decisão da Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém. Ele exercia função de liderança dentro da facção, sendo o chamado “Torre” da cidade de São Geraldo do Araguaia e responsável pela “Disciplina Geral e Final das Dívidas” em Marabá.
Já Miguel Arcanjo estaria tentando assumir o comando do Bairro Santa Rosa, tradicionalmente vinculado ao tráfico de drogas, após a prisão de seu irmão e a morte do pai — ambos também ligados à criminalidade.
Leia também:
Deixe um comentário