O Ponto de Apoio, responsável por organizar passeios ciclísticos gratuitos para pessoas com deficiência (PcDs) e mobilidade reduzida no Parque Estadual do Utinga, precisou cancelar a edição prevista para este final de semana. O cancelamento foi necessário após um ato de vandalismo, em que seis bicicletas tiveram suas rodas e outras peças, como bancos, furtadas. Segundo os organizadores, o incidente foi descoberto às 7h deste sábado (24).
De acordo com a coordenação do projeto, um Boletim de Ocorrência será registrado para que o caso seja investigado, e medidas serão tomadas para reforçar a segurança da base, localizada em uma área cedida próxima ao Parque do Utinga, que tem acesso restrito.
Os organizadores pedem compreensão por parte dos voluntários, passageiros e familiares, e informam que já estão planejando a reposição das peças, com o objetivo de retomar as atividades o mais rapidamente possível.
Sobre o Projeto
O projeto do Ponto de Apoio visa proporcionar passeios ciclísticos inclusivos, utilizando bicicletas adaptadas para PcDs e idosos, em um ambiente seguro e acolhedor. A iniciativa permite que familiares acompanhem os passeios, que têm duração média de 45 minutos, ou até mesmo participem ativamente, conduzindo as bicicletas, caso se sintam preparados.
Além dos passeios, o evento conta com rodas de conversa com profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, e terapia ocupacional, que oferecem orientações e dicas para uma maior inclusão social. O projeto acontece desde 2018.
Leia também:
Deixe um comentário