Vídeo: novo morador do bairro da Pratinha compartilha primeiras impressões do bairro nas redes sociais

Baiano recém-chegado a Belém comenta de forma bem-humorada a sua rotina.

Danilo, morador da Bahia que chegou recentemente a Belém para participar de um processo seletivo, está utilizando as redes sociais para compartilhar o que vem observando em seus primeiros dias na capital paraense. O novo endereço? O bairro da Pratinha, localizado na zona periférica da cidade e afastado do centro urbano.

Em tom bem-humorado e crítico, Danilo publicou um vídeo no qual comenta alguns aspectos da rotina na nova vizinhança. Logo de cara, ele critica a infraestrutura dos pontos de ônibus e diz que “o projetista dos pontos de ônibus daqui, assim como o de Salvador, merece uma boa surra de gato morto”, apontando a precariedade da estrutura.

Outra diferença notada por Danilo está no uso das calçadas. Ele observou que, em Belém, as calçadas são muito largas, mas que a intenção parece ser fazer com que pedestres e ciclistas disputem o mesmo espaço. Em Salvador, segundo ele, é comum o ciclista andar na pista, o que geralmente não representa um problema. Já no bairro da pratinha onde está morando, os ciclistas preferem usar a calçada, a não ser que haja uma ciclovia .

A coleta de lixo também foi tema do vídeo. Apesar da ausência de containers e suportes para lixo, comuns em Salvador, Danilo elogiou a agilidade da equipe de limpeza da capital paraense. Ele afirmou que é comum ver lixo no chão, mas que a equipe de limpeza é muito rápida e prática nesse sentido. Em Salvador, destaca, o suporte para lixo ajuda a evitar sujeira causada por animais, o que considera uma boa solução.

A publicação viralizou entre moradores de Belém. Com humor e uma observação afiada, Danilo vem ajudando a mostrar o cotidiano da periferia da cidade sob o olhar de quem acabou de chegar.

Leia também: