Teve início nesta quarta-feira (23), em Kazan, na Rússia, a reunião da Cúpula do Brics, grupo que reúne grandes economias emergentes, originalmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O bloco foi recentemente ampliado com a adesão de Irã, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Egito.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou do encontro de forma remota, após cancelar sua viagem devido a um acidente doméstico, em que sofreu uma queda no banheiro e precisou de atendimento médico.
Em seu discurso, Lula defendeu a criação de impostos sobre grandes fortunas, solicitou o fim dos conflitos armados e pediu mais esforços das nações para combater as mudanças climáticas.
O presidente também mencionou a realização da COP 30 em Belém, destacando a importância de alinhar compromissos climáticos com o princípio de responsabilidades diferenciadas entre os países.
Na COP 30, em Belém, vamos juntos mostrar que é possível conciliar maior ambição em nossas Contribuições Nacionalmente Determinadas com o princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas.
Leia também:
Deixe um comentário