A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa do Pará foi reconhecida com o Selo Eficiente, certificação nacional concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) em parceria com a empresa Epimed Solutions. A premiação foi entregue nesta terça-feira (27) à equipe assistencial da UTI adulto da instituição.
De acordo com a organização, 800 hospitais públicos e privados participaram da avaliação em todo o país. No universo de 352 unidades públicas, apenas 33 foram contempladas com o selo — entre elas, a UTI da Santa Casa, em Belém.
A análise leva em conta critérios como segurança do paciente, uso eficiente de recursos e qualidade no atendimento de casos críticos. Os dados são monitorados por meio do sistema Epimed, que exige preenchimento rigoroso das informações clínicas.
Segundo a médica intensivista Nelma Machado, gerente da UTI adulto, o reconhecimento é fruto de um trabalho sistemático e integrado.
A gente conseguiu começar a trabalhar sistematicamente, olhando essa paciente que chega na nossa instituição, nosso principal perfil, a grávida, desde essa porta, na urgência e emergência, até o desfecho final com a alta. […] Então, hoje, com esse selo, a gente consegue demonstrar que nossas pacientes críticas que chegam conosco, saem bem por esse trabalho sistêmico que é feito na instituição”, afirmou.

A Santa Casa conta atualmente com 100 leitos de UTI, distribuídos em 10 unidades. A diretora assistencial, Norma Assunção, destacou o papel dos registros clínicos no processo de qualificação dos serviços.
É importante a gente fazer com que os nossos servidores tenham esse conhecimento da importância desse registro, para que a gente possa trabalhar da melhor forma possível esses resultados e a melhoria que isso pode estar trazendo futuramente com essas análises desses indicadores”, explicou.
A certificação é voltada a UTIs que demonstram excelência no atendimento e compromisso com a melhoria contínua. Norma reforça que a premiação reflete o esforço de toda a equipe:
É um reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido na instituição especificamente dentro da UTI, onde a equipe procura trabalhar com todos os recursos que tem e ter resultados significativos para a nossa população”, disse.

Para o fisioterapeuta Reinaldo Ferreira, coordenador da equipe multiprofissional da UTI, o selo valoriza o trabalho coletivo que sustenta a rotina hospitalar.
Desde o médico até o faxineiro está incluído num prêmio desses, porque isso inclui limpeza, arrumação, medicação, prescrição médica, a evolução de cada paciente. […] É um reconhecimento por todo um trabalho que vem sendo feito há um longo tempo”, pontuou.
Nelma Machado complementa dizendo que a conquista é parte de uma estratégia de longo prazo.
Ao longo desses anos, a Santa Casa vem desenvolvendo várias atividades a nível de planejamento estratégico, buscando sempre melhorias, com a base em ações voltadas ao sistêmico, ouvindo a comunidade de Santa Casa, levando isso para uma discussão com a alta liderança”, concluiu.
Deixe um comentário