Uepa se transforma em galeria a céu aberto: grafiteiros preparam mural para COP30

Ao todo, 20 grafiteiros locais estão envolvidos na transformação dos 150 metros de muro.

A arte do grafite ganhará destaque nos muros do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) a partir de hoje (26). A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e o CCSE, que visa embelezar o local e celebrar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), programada para Belém em novembro de 2025.

Ao todo, 20 grafiteiros locais estão envolvidos na transformação dos 150 metros de muro do CCSE, localizados na Travessa Djalma Dutra, entre as ruas do Una e Municipalidade, no bairro do Telégrafo. Os trabalhos, que começaram hoje, serão concluídos com um evento especial no sábado (31). O evento contará com oficinas de grafitagem, música e o bloqueio do trecho para tráfego de veículos na manhã de sábado.

A temática escolhida para a grafitagem é uma homenagem à COP30, com painéis que retratarão figuras da biodiversidade amazônica e elementos da cultura dos povos originários. Entre as homenagens, está prevista uma pintura dedicada a Tuíre Kayapó, uma das mais importantes lideranças indígenas do Pará, que faleceu recentemente.

O material utilizado na grafitagem foi fornecido pela Seel e pela direção do Centro. A comunidade local está convidada a acompanhar o processo e participar das atividades programadas.

Leia também: