O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) deu início, nesta quarta-feira (16), à preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições 2024 em Belém e Santarém. No total, 3.028 urnas serão preparadas para as 10 zonas eleitorais da capital paraense, enquanto em Santarém, os trabalhos começam nesta sexta-feira (18) e vão até domingo (20), com a preparação de 1.201 urnas nas três zonas eleitorais do município.
O processo de preparação, que ocorre no Núcleo Gestor das Urnas Eletrônicas (NGUE), em Ananindeua, envolve uma série de testes rigorosos para garantir o pleno funcionamento dos equipamentos no dia da eleição. Durante essa etapa, as urnas, incluindo as de contingência — que substituem as que apresentarem defeitos —, recebem os dados e programas necessários por meio da Mídia de Carga, que inclui as Mídias de Votação e de Resultado. Ao final dos testes, é gerado um boletim confirmando que cada urna está funcionando adequadamente.
Depois de testadas, as urnas são lacradas e verificadas pelo juiz e pelo promotor eleitoral, assegurando a integridade do processo eleitoral. A cerimônia de lacração é pública, aberta à participação de entidades fiscalizadoras. Em seguida, as urnas são armazenadas e preparadas para o envio aos locais de votação.
Cerca de 1,3 milhão de eleitores em Belém e Santarém voltarão às urnas para escolher seus prefeitos no segundo turno, com 1.056.251 eleitores na capital e 246.326 aptos a votar em Santarém, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O segundo turno das eleições está marcado para o próximo dia 27 de outubro.
Leia também:
Deixe um comentário