Sorveteria paraense lança sorvete sabor COP 30

O novo sabor reúne ingredientes que simbolizam a união da Amazônia com o mundo: a castanha-do-Pará, típica da região amazônica, combina-se com o pistache, originário do Oriente Médio, e o queridinho dos paraenses: o cupuaçu,

A sorveteria Cairu, ícone na produção de sabores regionais amazônicos, acaba de lançar o “sorvete COP 30”, uma criação especial que celebra a Conferência do Clima marcada para acontecer em Belém, em 2025.

O novo sabor reúne ingredientes que simbolizam a união da Amazônia com o mundo: a castanha-do-Pará, típica da região amazônica, combina-se com o pistache, originário do Oriente Médio, e o doce de cupuaçu, uma fruta amazônica com sabor marcante.

Armando Laiun, diretor da Cairu, explica que a intenção do sorvete é “unir o mundo com a Amazônia”, refletindo a importância do evento climático para conectar a região com questões globais de sustentabilidade. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), celebrou a iniciativa nas redes sociais, destacando a representatividade do sabor paraense e a proposta de bioeconomia da Amazônia.

Fundada há 60 anos, a Cairu é um patrimônio cultural material e imaterial do Pará e já figura entre as 50 melhores sorveterias do mundo, conquistando esse reconhecimento em 2022 no Festival Mundial de Gelato, realizado em Roma. Entre seus sabores de destaque estão o de açaí e o Maria Isabel, ambos classificados entre os 100 melhores do mundo pela TasteAtlas, uma enciclopédia gastronômica internacional. A Cairu reforça assim sua conexão com a Amazônia e com o mundo, combinando tradição com inovação em seus sabores.

Leia também: