Falta exatamente um ano para a COP 30, ou COP da Floresta, como está sendo chamada por ser realizada no coração da Amazônia. Durante o período que antecede a conferência organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que discutirá a questão climática e outros temas no mundo, Belém está com várias obras em andamento para receber o evento.
Com 1.3030.389 habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE, a capital paraense se prepara para o evento internacional com grandes obras sobretudo do setor hoteleiro e novos viadutos. O Parque da Cidade é a maior obra de intervenção urbana em execução no Pará, sendo escolhido para sediar as discussões sobre mudanças e adaptações climáticas.
Entre os principais temas que serão discutidos em novembro de 2025, estão:
- Redução de emissões de gases de efeito estufa;
- Adaptação às mudanças climáticas;
- Financiamento climático para países em desenvolvimento;
- Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono;
- Preservação de florestas e biodiversidade;
- Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.
A COP30, que ocorre 10 anos após o Acordo de Paris, representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.
O que é a COP?
A COP é um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima.
De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. Deste total, aproximadamente 7 mil compõem a chamada “família COP”, formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.
Legado
A COP 30 pode deixar um grande legado sobre as discussões climáticas no mundo e o desenvolvimento do Pará. Empreendedores já começaram a realizar seus empreendimentos para o evento, que por reunir milhares de pessoas, representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento do econômico na região.
Leia também:
Deixe um comentário