Recém-filiado ao PT, Miro Sanova é trolado por ir a Brasília e não ser recebido por Lula e sim por Zé Dirceu

A informação de que a ida do presidente da Funtelpa, Miro Sanova, até Brasília para encontrar com Lula foi frustrante, circulou entre diversos grupos no Whatsapp. Para piorar, um 'doido' apareceu no caminho e pode fazer com que sua filiação ao PT tenha sido para ser nada mais, nada menos do que uma candidatura laranja. O que muitos petistas não entenderam foi o fato da foto em que aparece José Dirceu, ícone do partido até o escândalo do "Mensalão" tenha sido postada no stories, que some após 24 horas.

Beto Faro, Miro Sanova, Fernando Teixeira
Recebido nos corredores de Brasília, Miro Sanova sequer sentou para tomar um café com os petistas. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Poucos dias após o atual prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos (PSB) ter dado um ‘cavalo de pau’ em seus adversários, que não imaginavam que ao deixar o MDB, teria sua ficha de filiação ao seu novo partido abonada pelo presidente nacional do PSB, após convite feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, o senador Beto Faro (PT), resolveu não ficar ‘por baixo’ e levou o mais novo petista de Ananindeua para um rolê pela capital federal.

Segundo o que mais se comenta entre a militância do PT de Ananindeua, que não aceita que Miro seja imposto como candidato, o neopetista pediu a Beto Faro, que foi quem o levou ao PT, para tentar um encontro com Lula e nele, tirar pelo menos uma foto para mostrar que assim como seu principal concorrente, estaria ‘cacifado’ pela cúpula de seu partido para a disputa municipal em outubro próximo.

Como o encontro não ocorreu, restou a Beto Faro, que além de presidente do PT no Pará é líder do Partido no Senado levar Miro para dar um rolê em alguns gabinetes de petistas sem o peso e a autoridade do presidente Lula, que por sua vez tá focado em manter a boa relação com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o qual é hoje o principal líder político do maior aliado em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, estado que ele governou por dois mandatos e que por isso, foi indicado ao cargo de vice-presidente pela Coligação Brasil da Esperança, composta pela Federação FÉ BRASIL (PT/PV/PC do B), Federação PSOL/REDE, PSB, Solidariedade, Avante e o Agir, que juntaram forças para concretizar a vitória eleitoral contra o ex-presidente Bolsonaro, em 2022.

Lula sabe que seu vice é fundamental para que boa parte do votos dos eleitores paulistas garanta sua reeleição em 2026, já que os 156.454.011 milhões de votantes de São Paulo representam 22,16% do eleitores do país.

O Pará, com seus pouco mais de seis milhões de eleitores, só representa 2% da soma total dos votos no país. Lula sabe fazer contas e dificilmente embarcará nessa expectativa que só por aqui encanta e embala o sonho de quem convenceu e foi convencido, de que a filiação de Miro Sanova no PT seria um tiro certeiro. Isso sem falar no fato de que como presidente da FUNTELPA, Miro passou mais de um mês mantendo no cargo, o seu diretor administrativo-financeiro acusado de assédio sexual contra jornalistas.

Miro postou em suas redes sociais as fotos que conseguiu com a intermediação de Beto Faro, dizendo: À ocasião pude reunir com o ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha e também com o Ministro do Desenvlvimenro Agrário Paulo Teixeira. Estendendo os encontros ainda pude dialogar com a Secretária de Finanças do PT, Gleide Andrade e com o Secretário de Comunicação do PT Jilmar Tatto.

O que muitos petistas não entenderam foi o fato de que todas as demais fotos terem sido postadas no feed, onde ficam permanentemente e a foto em que aparece “o comandante” José Dirceu, ícone do Partido dos Trabalhadores até o escândalo do “Mensalão”, tenha sido postada no stories do Instagram de Miro Sanova, que some após 24 horas. Foto: Reprodução/redes sociais.

Para piorar a situação dos petistas que forçam uma candidatura própria em Ananindeua, o deputado federal Antônio Doido (MDB) trocou o domicílio eleitoral para as terras Ananins, as quais os caciques do PT no Pará nunca se importaram muito e nem jogaram peso para ganhar a prefeitura. Só que agora, Doido pode ser o representante do partido liderado pela família barbalho para enfrentar Dr. Daniel. Resta saber o que restará ao ex-deputado Miro Sanova e ao PT, seu partido até, sabe-se lá, quando ele ficar filiado.

Conforme já revelado em outro artigo neste portal, em Ipixuna do Pará, o aliado de Beto Faro e candidato à reeleição, prefeito Artemes de Oliveira, mesmo dizendo ser apoiado pelo senador petista, não está conseguindo freiar a voracidade do deputado Antônio Doido, que tem outros planos e candidata para a prefeitura, neste caso, a ex-prefeita Katiane Cunha, esposa do ex-prefeito Evaldo Cunha, atual coordenador do mandato federal de Doido, o qual conta com o apoio do ministro Jader Filho e do governador Helder Barbalho para suas empreitadas por todo o Pará.

Leia também: