Marcada para este domingo (24), a eleição escolha das delegadas e delegados que participarão do encontro de tática eleitoral do PT Ananindeua foi realizada em urnas colocadas no Colégios Zulima Virgulino, na Cidade Nova (Z 72) e na Sagrada Família, na BR 316 (Z 43).
A principal decisão se o PT terá ou não candidatura própria será tomada em outro momento, no próximo dia 07 de Abril, durante o Encontro Municipal do PT Ananindeua, onde os delegados eleitos neste domingo decidirão os rumos da legenda. Caso o partido decida apresentar um candidato ao pleito eleitoral para a Prefeitura de Ananindeua, o nome ainda passará por escolha entre os delegados e delegadas.
QUEM É QUEM
A chapa 1, apoiada pelos deputados estaduais Dirceu Ten Caten e Carlos Bordalo, assim como pelo vice-presidente nacional do PT, Zé Geraldo e o deputado federal Airton Faleiro considera fundamental que o partido esteja unido em defesa do PT local, reconhecendo os desafios significativos que enfrentam. A chapa defende que o PT apresente uma chapa de vereadores que permita com que o partido recupere seu espaço de representação na Câmara Municipal de Ananindeua, com pelo menos dois vereadores eleitos e para tal, consideram estratégico manter o partido na base aliada do prefeito Dr. Daniel Santos.
Outras duas chapas concorrem para ter a maioria dos delegados e assim poder influenciar na decisão do partido em ter uma candidatura própria. A Chapa 2, apoiada pelo ex-senador e hoje superintendente da SUDAM, Paulo Rocha defende o nome de Luis Freitas como pré-candidato a prefeito e a Chapa 3, apoiada pelo Senador Beto Faro indica Miro Sanova, filiado ao PT há um mês.
Segundo dirigentes municipais do partido, a filiação de Miro no PT faz parte de um plano de Helder Barbalho para criar dificuldades à reeleição do prefeito Dr Daniel, que apoiou o governador em sua eleição (2018) e na reeleição (2022), mas caiu em “desgraça” por estar muito bem avaliado nas pesquisas para ser governador em 2026.
“Hoje, o PT do Pará encara um momento crucial, com a esquerda correndo o risco de perder Belém devido à falta de apoio do governador a Edmilson em Santarém. Maria do Carmo, líder nas pesquisas, também enfrenta uma oposição considerável do MDB do governador em Marabá. Mesmo o deputado mais votado do PT não conta com o apoio do “rei do Norte”, enfrentando ameaças de intervenção. No entanto, estamos firmes em nosso compromisso com o protagonismo do PT de Ananindeua.
Temos uma trajetória de lutas! Em 2016, tivemos uma candidatura à prefeitura sem apoio, e o mesmo ocorreu em 2020. Estamos convencidos de que qualquer estratégia futura deve ser decidida localmente, rejeitando experiências passadas de intervenção externa, como em 2000 e 2008. Nosso desejo é pela democracia, queremos que os filiados do PT de Ananindeua sejam os verdadeiros protagonistas dessa decisão.
O que nos importa é que a decisão seja genuinamente democrática, livre de intervenções externas. O PT de Ananindeua seguirá seu caminho com determinação e autonomia”, relatou um manifesto da Chapa 1, distribuído à imprensa neste sábado (23).
Apresentado como pré-candidato da Chapa 2, o jornalista Luis Freitas já foi Secretário Municipal de Cultura, presidente do antigo DEMUTRAN – hoje SEMUTRAN – e Secretário Municipal de Segurança e Defesa Social de Ananindeua, quando Helder foi prefeito. Para ele, a chapa encabeçada pelo grupo do senador Beto Faro tentou barrar o processo democrático para definição dos rumos do PT em Ananindeua, primeiro através da Executiva Estadual, depois encaminhando um Recurso ao Diretório Nacional (DN), apresentado dia 22/03 e que segundo Luis Freitas “até o presente momento foi ignorado e deverá ficar a lamber o ‘mofo das gavetas’, por sua tentativa maliciosa de inviabilizar o prosseguimento de uma decisão deliberada por consenso, em fórum legitimo do Partido”.
E continua: “Esse Recurso ao DN também tornou-se uma prova real de como e quanto se fala em democracia no país, porém, operam na pratica contra. Parodiando o gaúcho Vitor Ramil, em sua obra prima ‘SATOLEP’, ‘os democratas de porra nenhuma…‘”
Leia também:
Deixe um comentário