Programa Benevides Recicla recupera 58 toneladas de resíduos em menos de um ano de operação

Uma das inovações do programa é o uso da moeda humanitária, EcoBen, que permite a troca de materiais recicláveis por produtos como alimentos, roupas e itens de higiene, incentivando a participação ativa da população.

Foto divulgação

Em menos de um ano de operação, o programa Benevides Recicla, realizado pela Prefeitura de Benevides em parceria com a ONG Espaço Urbano, Natura e a Cooperativa Reciclaben, alcançou a marca de 58,3 toneladas de resíduos sólidos reciclados. A iniciativa, que foi lançada em janeiro de 2024, tem como principal objetivo promover a conscientização ambiental e estruturar a coleta seletiva no município.

Além do impacto direto na redução de resíduos, o programa contribuiu significativamente para a mitigação das mudanças climáticas, evitando a emissão de aproximadamente 98,7 toneladas de carbono. A ação fortalece a economia circular e oferece novas oportunidades de renda para a comunidade local, por meio da capacitação de catadores e cooperativas.

Foto divulgação

Uma das inovações do programa é o uso da moeda humanitária, EcoBen, que permite a troca de materiais recicláveis por produtos como alimentos, roupas e itens de higiene, incentivando a participação ativa da população. Até o momento, 54 iniciativas de gamificação foram implementadas na cidade, impactando mais de 12 mil moradores, cerca de 20% da população local, com a meta de atingir 50% até 2025.

Atualmente, 21 Espaços de Eco Troca estão em operação em locais públicos e privados, como secretarias municipais, centros comunitários e escolas. A cidade de Benevides se destaca, assim, como um exemplo de compromisso com a sustentabilidade e com a preservação ambiental, demonstrando o sucesso da colaboração entre poder público, empresas e sociedade civil.

Em um ano importante, com a realização da COP30 em Belém, Benevides reforça seu papel na implementação de políticas públicas eficazes para o enfrentamento das mudanças climáticas, consolidando-se como modelo de gestão sustentável de resíduos e educação ambiental.

Leia também: