Prefeitura de Marabá emite alerta sobre risco de contaminação no Rio Tocantins após rompimento de ponte

A Defesa Civil de Marabá orientou as comunidades ribeirinhas a evitarem qualquer contato com a água do rio devido ao risco de intoxicação e outros problemas de saúde, causados pelo vazamento de substâncias químicas.

A Prefeitura de Marabá, no sudeste do Pará, emitiu um alerta à população sobre o risco de contaminação no rio Tocantins após o desabamento de um trecho da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocorrido no último domingo (22). O acidente resultou na queda de sete veículos no rio, incluindo dois caminhões que transportavam substâncias perigosas, como ácido sulfúrico e defensivos agrícolas.

A Defesa Civil de Marabá orientou as comunidades ribeirinhas a evitarem qualquer contato com a água do rio devido ao risco de intoxicação e outros problemas de saúde, causados pelo vazamento dessas substâncias químicas. O ácido sulfúrico e os defensivos agrícolas podem causar queimaduras graves e representam uma séria ameaça ao ecossistema local. A Prefeitura reforçou que a população deve aguardar novas orientações antes de utilizar a água para consumo ou outras atividades.

O acidente ocorreu na tarde de domingo, quando um trecho da ponte, que liga os estados do Maranhão e Tocantins, cedeu, causando a queda dos veículos no rio. Entre as vítimas fatais, estão três paraenses de uma mesma família, naturais de Dom Eliseu (PA), e dois motociclistas. Outras 12 pessoas seguem desaparecidas. A ponte, que tem 533 metros de extensão, foi interditada, e autoridades estaduais e federais iniciaram investigações para apurar as causas do colapso.

Leia também: