Prefeitura de Belém participa de leilão para reflorestamento da APA Triunfo do Xingu, em São Paulo

Promovido pela Amcham Brasil, o evento Cop30 Business Forum reuniu lideranças do setor público e privado para debater a agenda climática, nesta sexta-feira, 28

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (Semte), participou do evento “Cop30 Business Forum”, realizado na manhã desta sexta-feira, 28, na Bolsa de Valores de São Paulo. O evento contou com a participação do governador do Pará, Helder Barbalho, do secretário de Trabalho e Emprego, Maycon Pantoja, do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Deputado Chicão, e de parlamentares.

O objetivo foi promover um leilão para a concessão florestal de restauração da Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu (URXT), uma das unidades de conservação do sudoeste do Estado mais desmatadas da Amazônia. Com a concessão, uma grande área de 10 mil hectares, que sofreu com as ações de desmatamento, será replantada na primeira etapa de reflorestamento.

O Consórcio Systemica e TDX venceu o leilão da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu. O grupo foi o único a apresentar proposta e garantir a concessão da área de 10,3 mil hectares no Pará pelo valor de R$ 150 mil. 

O governador do Pará, Helder Barbalho, celebrou o modelo como um marco para a restauração florestal no Brasil. “Tivemos a coragem e a ousadia de propor a transição de modelo de desenvolvimento local a partir do olhar das comunidades, a partir da construção de algo que buscasse equilibrar o uso do solo, oportunidades econômicas e sensibilidade social”, disse o governador. “Esta iniciativa inédita vai gerar proteção ambiental, cerca de 2 mil empregos na APA Triunfo do Xingu, desenvolvimento sustentável e avanço na economia do carbono.” Assista:

O secretário de Trabalho e Emprego, Maycon Pantoja, também celebrou a concessão e disse que, novamente, “o Estado do Pará saiu na frente como a primeira federação a encorajar o reflorestamento por meio de um modelo inovador de ‘sequestro’ e captação de carbono”. 

“É importante a gente destacar que Belém irá sediar um dos maiores eventos do mundo, a Cop-30, e isso nos convida a refletir em torno da nossa capital para continuarmos priorizando a sustentabilidade e as formas renováveis de energia”, disse o secretário. “Consequentemente, teremos investimentos na seara para que Belém continue no caminho certo no qual o prefeito Igor Normando vem traçando de forma exemplar.”

Desmatamento – Desde 2008, mais de um terço da cobertura florestal original da APA Triunfo do Xingu foi perdido pelo desmatamento, totalizando 4.372km² de área destruída. O objetivo da concessão é transformar o local em um modelo de restauração ambiental financeiramente viável. Estima-se que a recuperação possa gerar cerca de 3,7 milhões de toneladas de carbono ao longo do contrato de 40 anos, equivalendo às emissões de 330 mil voos ao redor do planeta.

Leia também: