A Prefeitura de Belém está disponibilizando o Curso de Formação em Auriculoterapia para Profissionais que atuam na Atenção Básica de Saúde no município. As inscrições para as novas turmas estão abertas até o dia 10 de maio de 2024.
O curso, que é totalmente gratuito, tem como propósito capacitar profissionais de nível superior em auriculoterapia por meio de um ensino semipresencial. Podem se inscrever profissionais lotados em equipes das Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), equipes de Atenção Domiciliar, Consultórios de Rua, equipes de Saúde Fluvial, profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e serviços de reabilitação.
A formação é dividida em duas etapas: a distância (EAD), com carga horária de 75 horas, composta por cinco módulos sequenciais, e a etapa presencial, com carga horária de 5 horas, realizada após a conclusão da EAD.
Rafael Cabral, referência técnica da Sesma em Práticas Integrativas e Complementares (PICs), destaca que nos últimos anos o curso formou mais de 200 auriculoterapeutas em Belém, muitos dos quais já estão trabalhando na Prefeitura e na Secretaria Municipal de Saúde.
A auriculoterapia, inserida na Atenção Básica, tem sido empregada em atendimentos individuais e coletivos para diversos problemas de saúde, podendo ser utilizada como tratamento principal ou em associação com outras práticas terapêuticas.
As inscrições devem ser feitas no site do Curso de Formação em Auriculoterapia para Profissionais que Atuam na Atenção Básica de Saúde. Os interessados devem se inscrever na Turma Belém, preencher o formulário com login e senha, aguardar a confirmação por e-mail e efetivar a inscrição através do link enviado de confirmação.
É necessário optar por um único polo regional durante a inscrição. Caso haja inscrição em dois ou mais polos regionais na mesma edição, o candidato será desligado do curso.
É fundamental realizar um cadastro prévio na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) antes de solicitar a inscrição. Quem já estiver cadastrado na UFSC não precisa realizar um novo cadastro.
Leia também:
Deixe um comentário