Prefeitura de Belém estabelece protocolo de segurança para controle de enxames de abelhas

Recentemente, a Defesa Civil Municipal recebeu mais de cinco chamadas referentes a enxames de abelhas em diversos bairros da cidade, como Nazaré e Sacramenta.

Foto: Dinei Souza/Ag. Belém

A Prefeitura de Belém, em colaboração com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), criou um protocolo de segurança para o manejo de enxames de abelhas na cidade. A reunião, que definiu as diretrizes do novo protocolo, ocorreu na terça-feira (30), e contou com a presença de representantes da Defesa Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros e de apicultores locais.

De acordo com o acordo estabelecido, a Defesa Civil de Belém será a responsável pela coordenação do protocolo de emergência. Este órgão deverá acionar as instituições envolvidas, incluindo o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), quando houver ocorrências relacionadas a enxames de abelhas.

“O objetivo do protocolo é garantir que a população tenha um canal eficiente para solicitar ajuda em casos de enxames. A Defesa Civil de Belém será o ponto de contato inicial, coordenando as ações das outras instituições envolvidas”, afirmou Claudionor Corrêa, presidente da Defesa Civil de Belém.

O coronel Jairo Oliveira, do CBMPA, detalhou que o plano tem como foco definir claramente o papel de cada órgão envolvido e garantir uma resposta adequada às situações de risco. “Estamos elaborando um plano para atuar de forma eficaz e segura, avaliando cada caso para determinar se representa uma ameaça iminente para a população”, explicou Oliveira.

Recentemente, a Defesa Civil Municipal recebeu mais de cinco chamadas referentes a enxames de abelhas em diversos bairros da cidade, como Nazaré e Sacramenta. Especialistas atribuem o aumento de colmeias à temporada de verão, quando as condições climáticas favorecem a alimentação e a reprodução das abelhas da espécie Apis mellifera.

O apicultor Adrio de Andrade orienta que, antes da chegada dos especialistas, a população deve evitar ações que possam agravar a situação, como o uso de fumaça ou movimentos bruscos. “Não é recomendável provocar as abelhas. É importante se afastar da área e evitar cheiros fortes, que podem atraí-las”, aconselha Andrade.

Serviço: Em casos de enxames de abelhas, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil Municipal pelo telefone (91) 98439-0646, disponível 24 horas por dia, ou através do Centro Integrado de Operações (CIOP) pelo número 190.

Leia também: