O prefeito eleito de Marabá, Toni Cunha (PL), anunciou em suas redes sociais a intenção de extinguir o Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) e transferir suas funções para a Guarda Municipal. A proposta será debatida a partir de janeiro com a Câmara Municipal, agentes de trânsito e a sociedade.
Toni Cunha argumenta que a integração trará mais eficiência na fiscalização de trânsito e otimização de recursos públicos, mas reconhece que o projeto demandará ajustes no Plano de Cargos e Carreiras e na Lei Orçamentária Anual. “Chapecó/SC também já fez isso. Parece-me óbvio, econômico e eficiente”, afirmou.
A equipe do Estado do Pará Online (EPOL) entrou em contato com a assessoria do prefeito eleito de Marabá para questionar sobre a proposta de extinguir o DMTU e integrar suas funções à Guarda Municipal. Porém, até o momento desta publicação, não obtivemos resposta. Entre questionamentos, perguntamos sobre as medidas planejadas para garantir uma transição eficiente, possíveis interesses envolvidos na integração de serviços tão distintos, o impacto nas novas atribuições da Guarda Municipal e os principais desafios da implementação. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Leia também:
Deixe um comentário