Polícias Civil e Militar apreendem bastões com mensagens de ódio em Itaituba

Os bastões, que estavam sendo vendidos em um posto de combustível local, chamaram a atenção após imagens do material serem compartilhadas nas redes sociais.

Foto: divulgação

Na manhã desta segunda-feira (12), as Polícias Civil e Militar realizaram uma apreensão significativa no Distrito de Miritituba, em Itaituba. Vários bastões, contendo mensagens de incitação à violência, foram retirados de circulação.

Os bastões, que estavam sendo vendidos em um posto de combustível local, chamaram a atenção após imagens do material serem compartilhadas nas redes sociais. As mensagens gravadas nos bastões incluíam termos como “direitos humanos”, “respeito”, “rivotril” e “motivação”, que foram interpretados como incitações à violência.

Foto divulgação

O delegado Pedro Victor de Azevedo esclareceu: “A conduta de incitação ao crime, conforme previsto no artigo 286 do Código Penal, não se limita a falas, podendo também ocorrer através de gestos e escritos, como evidenciado pelos dizeres nos bastões. Estes claramente fazem referência a atos de violência e agressão.”

Durante a operação, os policiais entrevistaram o gerente do posto de combustível, que garantiu que o estabelecimento não venderá mais esse tipo de material. O proprietário do posto será intimado para prestar esclarecimentos adicionais, e as investigações continuam em andamento.

Leia também: