Policiais militares iniciam capacitação para fiscalizar o trânsito em Belém

A medida atende ao anúncio feito pelo governador Helder Barbalho (MDB) no início do ano, que determinou o retorno da Polícia Militar às atividades de fiscalização de trânsito em Belém, algo que não ocorria desde 1997.

A Prefeitura de Belém e a Polícia Militar iniciaram uma capacitação com o objetivo de preparar 176 policiais para atuar na fiscalização e gestão do trânsito na capital paraense. O curso, chamado de Capacitação em Atualização de Agente de Trânsito, começou na última segunda-feira, 6 de janeiro, e seguirá até o dia 6 de fevereiro. As aulas estão sendo realizadas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), no bairro do Souza, em Belém, sob a coordenação do Departamento Geral de Educação e Cultura da PMPA (DGEC). A capacitação possui carga horária de 40 horas/aula e busca atualizar os policiais em novas normas, técnicas e legislações relacionadas ao trânsito e à segurança pública.

A medida atende ao anúncio feito pelo governador Helder Barbalho (MDB) no início do ano, que determinou o retorno da Polícia Militar às atividades de fiscalização de trânsito em Belém, algo que não ocorria desde 1997. Além de preparar os agentes para fiscalizar e ordenar o trânsito, o treinamento tem como objetivo integrar as atividades de fiscalização com as funções de policiamento ostensivo e preventivo, promovendo a segurança pública de maneira mais ampla. O curso também capacita os policiais no uso de ferramentas modernas e eficientes, com foco na prevenção de crimes no trânsito e na manutenção da ordem pública.

A princípio, a fiscalização terá um caráter mais educativo, com foco na orientação dos cidadãos sobre as novas medidas. O comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, ressaltou que a prioridade será educar a população, aplicando penalidades apenas em casos graves ou recorrentes. Ele explicou que, após quase 30 anos sem a presença da PM na fiscalização de trânsito, é natural que a população estranhe a novidade, mas destacou que, em pouco tempo, os benefícios do ordenamento no trânsito serão percebidos.

O convênio entre a Prefeitura de Belém e a Polícia Militar tem duração inicial de 48 meses, podendo ser prorrogado. A iniciativa busca implementar estratégias de educação, controle e fiscalização do trânsito, promovendo ética, respeito à autoridade e um bom relacionamento com a comunidade. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, essa integração das funções policiais com a fiscalização de trânsito marca um avanço importante para a capital, que se prepara para receber a COP 30. Com isso, espera-se uma gestão mais eficiente do trânsito e um reforço na segurança viária, contribuindo para uma cidade mais organizada e segura.

Leia também: