A Polícia Civil do Pará prendeu, nesta terça-feira (8), em Marituba, um homem investigado por divulgar imagens íntimas de uma mulher nas redes sociais. A prisão ocorreu durante a operação Refém Digital, deflagrada pela Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados por Meios Cibernéticos (DCCV), vinculada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC).
Segundo a Polícia, o investigado é alvo de três inquéritos policiais relacionados a crimes cometidos contra a mesma vítima desde 2022, incluindo perseguição e exposição da intimidade. Na época, ele chegou a ser preso, mas foi liberado por decisão judicial — e, em liberdade, reincidiu nos crimes.
“Ele voltou a praticar os mesmos atos criminosos, causando sérios danos psicológicos e morais à vítima”, afirmou a delegada Gessica Araruna, coordenadora da operação.
Durante o cumprimento dos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, a equipe policial apreendeu dois aparelhos celulares, que serão analisados pela Polícia Científica do Pará para subsidiar as investigações.
O homem está agora recolhido no sistema prisional, à disposição da Justiça.
A delegada Vanessa Lee, diretora da DECCC, reforçou a importância das denúncias em casos de crimes cibernéticos:
“Perseguição, exposição de intimidade e violência digital são crimes e devem ser denunciados. O sigilo e o anonimato são garantidos.”
As denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 181 ou pelo WhatsApp da assistente virtual Iara: (91) 98115-9181.
Leia também:
Deixe um comentário