A Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Pará prendeu, na terça-feira (30), dois suspeitos pela morte do professor Manoel Ernani Barbosa, de 82 anos, ocorrida em junho deste ano, no bairro da Marambaia, em Belém. Os acusados, André Kaique Palmeirim de Castro e Fabrício Henrique Gonçalves de Oliveira, estavam com mandados de prisão preventiva expedidos pela juíza Luciana Maciel Ramos, da 1ª Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares de Belém.
De acordo com as investigações, a vítima foi morta a tiros durante o roubo de um cordão de ouro, em 28 de junho. Segundo testemunhas, Manoel Ernani reagiu ao assalto e chegou a correr atrás de um dos criminosos, quando foi alvejado no tórax e morreu no local.
O professor, conhecido por sua dedicação à educação, era docente de espanhol e sócio de um colégio particular no conjunto Cidade Nova 8, em Ananindeua.
As apurações da Polícia Civil foram embasadas em laudos de reconhecimento facial e prosopográfico, elaborados pelo Laboratório de Perícia Prosopográfica e Análise de Imagens, da Diretoria de Identificação “Eneas Martins”. Os documentos confirmaram com mais de 95% de compatibilidade que os suspeitos eram os autores do crime. Além disso, testemunhas reconheceram os dois por meio de fotos, apontando André Kaique como o responsável pelo disparo e Fabrício como piloto da motocicleta usada na fuga.
Após monitoramento e campanas, os investigadores conseguiram efetuar as prisões e também cumpriram mandados de busca e apreensão nas residências dos acusados. Em depoimento, os dois confessaram a participação no crime.
Os suspeitos responderão por latrocínio (roubo seguido de morte), previsto no artigo 157, §3º, inciso II, do Código Penal Brasileiro, e estão à disposição da Justiça.
Leia também:
Deixe um comentário