Pesquisa Doxa: confira os candidatos mais citados para vereador de Belém

O levantamento, que reuniu dados de 6.971 entrevistas, indica como seria a composição da casa legislativa se as eleições ocorressem hoje.

A DOXA apresentou seu segundo estudo sobre os candidatos a vereador de Belém, destacando as preferências eleitorais para as 35 vagas da Câmara Municipal. O levantamento, que reuniu dados de 6.971 entrevistas, indica como seria a composição da casa legislativa se as eleições ocorressem hoje. Na corrida, estão 584 candidatos de 16 partidos e três federações.

Distribuição de Cadeiras

Segundo o estudo, o MDB lideraria com 10 vereadores eleitos, seguido pelo PSD com 5 cadeiras. A federação PT/PCdoB/PV e o PP conquistariam 4 cadeiras cada, enquanto a federação PSOL/REDE garantiria 3 cadeiras. Outros partidos, como Republicanos, União Brasil, e PL, também seriam representados. Já partidos como Podemos, Avante, Novo e Agir não conseguiriam eleger nenhum vereador.

O estudo se baseia na acumulação de dados das pesquisas realizadas pela DOXA e aplicou os quocientes eleitoral e partidário sobre os votos válidos, determinando o potencial de cadeiras para cada legenda. As pesquisas utilizadas estão registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), com margem de erro de 3,1%.

Cenário Atual

Se a eleição fosse hoje, 9 partidos e 3 federações comporiam a Câmara Municipal de Belém. Entre os principais nomes do MDB, Bieco e Pablo Farah lideram as intenções de voto. No PT, Enfermeira Dani aparece com destaque, enquanto na federação PSOL/REDE, Igor Andrade seria o mais votado.

Apesar das projeções, o cenário pode mudar até o dia da eleição, conforme o desempenho dos candidatos. A DOXA continuará monitorando a evolução das intenções de voto ao longo da campanha. As pesquisas estão registradas sob os números: PA-04768/2024, PA-06304/2024, PA-06890/2024, entre outros.

Projeção de Vagas na Câmara de Belém:

  • MDB: 10 (Bieco, Pablo Farah, Fábio Porto, Adalberto Jr, Fábio Souza, Dinelly, John Wayne, Neném Albuquerque, Roni Gás, Fabrício Gama).
  • PSD: 5 (Túlio Neves, Pio Netto, Beto da Barão, Edinho, Pastora Salete, Helton Lagoia, Glauber Maia).
  • PT/PCdoB/PV: 4 (Enfermeira Dani, Neia Marques, Professor Alfredo Costa, Altair Brandão Moa Moraes, Agnaldo Seu Boneco)
  • PP: 4 (Eduarda Bonanza, Patrícia Queiroz, Jaime Kosminsky, Vitor Magalhães)
  • PSOL/REDE: 3 (Igor Andrade, Nice Tupinambá, Leila Palheta)
  • Republicanos: 2 (Augusto Santos e Marcos Xavier)
  • União Brasil: 2 (Nadilson Neves e Frank Comunidade)
  • PSB: 1 (André Cunha)
  • PSDB/Cidadania: 1 (Mauro Freitas)
  • PL: 1 (Mayky Vilaça)
  • PDT: 1 (João Coelho)
  • PRD: 1 (Vitor Gama)

Partidos como DC, Podemos, Avante, Novo e Agir não conseguiriam eleger vereadores, confira o ranking completo no Doxa.

Esses números representam apenas uma fotografia atual do cenário eleitoral de Belém, que pode sofrer alterações à medida que a campanha avança e os candidatos intensificam a busca por votos.

Leia também: