Parque da Cidade será inaugurado nesta sexta-feira, 27; confira a programação - Estado do Pará Online

Parque da Cidade será inaugurado nesta sexta-feira, 27; confira a programação

Maior intervenção urbana para a COP30, espaço será aberto ao público durante todo o mês de julho com atividades culturais, esportivas e ambientais

Alexandre Costa / Ag. Pará

Belém conhecerá oficialmente o Parque da Cidade nesta sexta-feira (27), a partir das 17 horas. A inauguração marca a entrega da maior intervenção urbana da capital paraense voltada à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), com 500 mil metros quadrados destinados ao lazer, cultura, esporte e sustentabilidade.

A abertura contará com shows de Dona Onete, Arraial do Pavulagem, Zaynara e Vingadores do Brega. Além disso, o espaço sediará a primeira Colônia de Férias Pública do Brasil, com atividades gratuitas para todas as idades. O parque funcionará até 31 de julho, quando será entregue ao Governo Federal para a montagem da estrutura da COP30.

O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou que o parque “é dos paraenses” e destacou a importância do espaço como legado da conferência. “Além do papel estratégico na conferência, o parque oferece lazer, cultura e esportes para toda a população. Crianças, adolescentes e adultos poderão se divertir e aproveitar o local, especialmente os moradores da Sacramenta, da Pedreira e dos bairros vizinhos, que terão um espaço de convivência perto de casa”, disse.

Alexandre Costa / Ag. Pará

O projeto inclui 14 ambientes voltados à prática esportiva e recreativa, como skatepark com padrão olímpico, quadras, ciclovia, ecotrilha, playground com piso feito de pneus reciclados e áreas verdes com 2.500 árvores plantadas ou transplantadas. Há ainda espaços como o Museu da Aviação, o Centro de Economia Criativa e o lago com jardins filtrantes.

Segundo a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o mobiliário urbano inclui 300 bancos com revestimento atérmico e tratamento hidrorepelente, que garantem conforto térmico e resistência ao clima amazônico. Também foram instalados sistemas de captação de energia solar e reaproveitamento de água da chuva.

A Colônia de Férias Pública oferecerá oficinas, aulas e atividades em dez modalidades esportivas, divididas por faixa etária, além de programação cultural com teatro, palhaçaria, batalhas de hip hop e rodas de capoeira. Crianças de 4 a 16 anos e pessoas acima de 60 anos terão programações específicas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente na administração do parque, a partir do dia 28. A programação ocorrerá de segunda a sexta, das 8h às 22h. Aos fins de semana, o espaço funcionará para o público geral, sem necessidade de inscrição.

Leia Mais: