O Estado do Pará encerrou o mês de agosto de 2024 com uma significativa redução nos índices de criminalidade violenta, com destaque para uma queda de 47,75% nos crimes violentos letais intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Este é o melhor resultado já registrado em um mês de agosto desde 2010, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (2) pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, atribuiu o resultado ao sucesso da estratégia conhecida como “tripé da segurança”, que combina maior integração entre as forças de segurança, o uso intensivo de inteligência e investimentos contínuos em recursos e tecnologia. “Os resultados que compartilhamos mês a mês demonstram a eficácia desta estratégia, que tem mantido os índices de criminalidade em queda constante no Pará”, destacou Machado.
Dados e Comparativos
Em agosto de 2024, foram registrados 174 casos de CVLI no Estado, em comparação aos 333 casos contabilizados no mesmo período de 2018, representando uma redução de 47,75%. No acumulado de janeiro a agosto de 2024, o número de crimes violentos foi de 1.258, o que significa uma queda de 10,27% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 1.402 casos. Comparado a 2018, que contabilizou 2.760 ocorrências, a redução foi de 54,42%, resultando na preservação de mais de 1,5 mil vidas.
Redução de Homicídios
O número de homicídios também caiu significativamente, com uma redução de 46% em todo o estado. Em agosto de 2018, foram registrados 311 homicídios, enquanto em 2024 o número caiu para 166. Na Região Metropolitana de Belém, a redução foi ainda mais expressiva, com uma queda de 71,17%, passando de 111 casos em 2018 para 32 em 2024.
Investimentos em Segurança
Os resultados obtidos são fruto de investimentos do governo estadual em diversas frentes, incluindo concursos públicos, aquisição de câmeras com inteligência artificial, modernização da frota de veículos da Polícia Militar, entrega de novas viaturas para as polícias Civil, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito (Detran). Também foram adquiridas viaturas blindadas e lanchas para operações nas áreas fluviais, além de intensificadas as ações preventivas e repressivas.
Essa abordagem tem colocado o Pará em posições de destaque em estudos nacionais sobre a redução da criminalidade, confirmando a eficácia das estratégias adotadas.
Fonte: Agência Pará
Leia também:
Deixe um comentário