O estado do Pará lidera o ranking de insegurança alimentar no país. As regiões Norte e Nordeste tem o menor percentual de segurança alimentar, 60,3% e 61,2% respectivamente.
A região sul apresenta o maior percentual, com o estado de Santa Catarina sendo o que menos enfrenta problemas alimentares. Uma matéria da TV Recordo destacou o problema vivido por milhares de famílias no Pará.
Segundo o IBGE, as proporções de domicílios com insegurança alimentar moderada ou grave nas regiões Norte e Nordeste são bem maiores do que as apuradas nas demais regiões. No Norte, o percentual é de 16%, mais do que o dobro do Centro-Oeste (7,9%) e do Sudeste (6,7%) e mais que o triplo da região Sul (4,7%). No Nordeste, o percentual é de 14,8%.
Entre os estados, os destaques negativos são os estados do Pará, onde 20,3% dos domicílios apresentam insegurança moderada ou grave, Sergipe (18,7%) e Amapá (18,6%).
Por outro lado, apresentam as taxas mais baixas de insegurança alimentar moderada ou grave os estados de Santa Catarina (3,1%), Paraná (4,8%), Rondônia (5,1%) e Espírito Santo (5,1%).
Leia também:
Deixe um comentário