Pará anuncia nova área de proteção ambiental durante evento em Nova York

O comunicado foi feito em Nova York, durante o Festival Global Citizen 2024

Em 2023, Barbalho comprometeu-se publicamente a expandir as áreas protegidas no Pará em 1 milhão de hectares

Neste sábado (28), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou a criação de uma nova área de preservação ambiental no estado. O comunicado foi feito em Nova York, durante o Festival Global Citizen 2024, em continuidade a uma promessa assumida na edição anterior do evento.

Em 2023, Barbalho comprometeu-se publicamente a expandir as áreas protegidas no Pará em 1 milhão de hectares, com foco na proteção de terras indígenas, territórios quilombolas e reservas extrativistas. A meta é alcançar esse objetivo até a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém.

Durante sua participação no festival, Barbalho informou que já foram protegidos 500 mil hectares e anunciou que 200 mil hectares adicionais serão restaurados e entregues às comunidades indígenas. O evento, que combina música e discussões sociais, aborda temas como justiça social e mudanças climáticas.

Em seu discurso, o governador enfatizou a necessidade de ações imediatas na área ambiental, especialmente relacionadas à preservação de áreas de proteção e terras indígenas. Ele também destacou que, no próximo ano, a COP 30 trará o debate sobre essas questões ao Pará. Além disso, reafirmou o compromisso de criar 1 milhão de hectares de novas áreas protegidas e de realizar ações voltadas às comunidades tradicionais em 200 mil hectares de terras indígenas.

Leia também: